NOSSA PAIXÃO PELA CANOAGEM E CONHECIMENTO DA MAIS ALTA TECNOLOGIA ESTÃO CONTIDOS NO DESIGN DE CADA REMO E CAIAQUE EPIC. OS NOSSOS MODELOS SÃO OTIMIZADOS PARA FACILITAR O MANUSEIO, A EFICIÊNCIA NA ÁGUA, E PARA SEREM EXTREMAMENTE LEVES.
Greg Barton
Anatomia dos Remos
O design dos remos é muitas vezes copiado, mas nunca duplicado. Os remos EPIC apresentam um perfil longitudinal único com um contorno no ângulo diedro exato que deixa a pá livre de torção, proporcionando o encaixe e o saque limpos na água. Os remos EPIC são também os remos mais leves do mercado.
Os remos Full Carbon, além de serem 100% de fibra de carbono epóxi, que faz o remo de alta performance extremamente leve, tem o famoso núcleo de espuma (aerospace-grade tapered foam core) que aumenta sua força e diminui o peso. Este núcleo de espuma deixa um formato suave e imperceptível nas pás dos remos EPIC.
Somos a única marca de remos do mundo que tem a tecnologia para fazer um núcleo de espuma fino o suficiente para uma pá de remo. É a combinação perfeita de força e leveza.
Sistema de Ajuste Rápido – LL2
Design próprio criado em 2009 por Greg Barton, o LL2 (Length-Lock 2) é forte, leve e fácil de operar. Basta levantar uma pequena alavanca, encaixar os canos no tamanho e ângulo desejado, e fechá-la novamente. O remo está pronto para ser usado. É possível diminuir ou aumentar o remo durante a remada em apenas 5 segundos.
CUIDADOS
E
MANUTENÇÃO
Limpeza
Lave bem o remo com água doce após o uso e seque com um pano macio
Guarde o remo
Guarde o remo dentro de sua capa, desmontado e seco após cada uso
Inspeção
Confira com frequência se seu remo não está com trincados, rachaduras ou outros danos
Enxague Bem
Enxaguar bem o Sistema de Ajuste Rápido – LL2, limpe toda a sujeira, areia e detritos
CUIDADO: Uma queda ou batida pode trincar seu remo internamente ocasionando quebra posteriormente enquanto rema.
Evite Calor
Não deixe seu remo dentro do carro em dias de calor, nem no sol, sem uso, por muito tempo
Não Empurre
Não use seu remo para se empurrar para fora de rochas, pedras, fundo de areia ou algo parecido
Não se Apoie
Não apoie seu peso sobre o remo ao entrar e sair do seu caiaque, use-o apenas como meio de equilíbrio
Transporte
Não coloque peso como malas ou outros equipamentos em cima do seu remo para transportar ou viajar. “Top load only”.
MAIS VELOCIDADE
Procurando mais velocidade?
Nem sempre um remo maior é a resposta correta.
Frequentemente recebemos reclamações de remadores dizendo que seu remo não está puxando água suficiente, e que querem uma pá maior. Eles estão pensando que com uma pá maior terão uma remada mais forte e seus caiaques se deslocarão para frente mais rápidos ou com maior eficiência. Enquanto isso pode parecer uma teoria razoável, quase sempre eu peço para reconsiderar. Acreditamos que é muito mais importante o remador aprimorar sua técnica ao invés de trocar seu equipamento para algo maior ou mais “pesado”. Quanto mais refinada a técnica, com mais facilidade o barco se lançará para frente. Adicionar um remo maior em uma técnica não muito apurada não é a melhor solução, e sim aumentará a fadiga e a probabilidade de lesão.
Estar sentindo confortável com um remo não significa que você está pronto para trocar por um remo maior. Você pode sempre trabalhar e treinar para melhorar sua técnica. Se dedicar a cada semana em melhorar seu preparo físico e técnica irá ajudá-lo a alcançar seu objetivo de uma remada perfeita. Essa dedicação deverá ser para sempre, em cada remada, em cada passeio, sempre pensando em melhorar sua técnica e eficiência na água, e ainda a técnica ideal será inatingível para muitos. No entanto, você ganhará conforto e confiança em seu caiaque, sua eficiência e condicionamento físico aumentará, estará menos suscetível a lesões, e desfrutará de um prazer maior.
Tenha sempre em mente como você usará o remo ao escolher o tamanho de uma pá.
A canoagem, em sua essência, é um esporte complexo. A técnica é mais importante que a força bruta, assim como a estabilidade é mais importante que a velocidade ao escolher seu barco. Saia e experimente diferentes opções, esteja aberto a isso. Você poderá se surpreender ao descobrir que estará mais confortável com um barco que é um pouco mais curto e mais largo, e uma pá que é um pouco menor do que você tinha previsto.
O Remo "Wing"
O remo Wing tem muitas vantagens, e se tornou a principal escolha entre os competidores, remadores de final de semana ou simplesmente amantes do esporte. O formato wing permite ao remador centralizar o remo mais facilmente e puxar mais água durante cada remada. Tão importante (se não o mais importante) é sua trajetória natural dentro da água, que te força a usar o grupo muscular correto aliviando seus braços, auxiliando na técnica correta. Combinando o formato da pá com uma técnica eficiente, é possível ver uma melhora de 7 a 10% na velocidade do barco comparando o mesmo esforço usando um remo convencional.
Como o nome sugere (a tradução de wing é asa), a parte transversal da pá tem o formato de uma asa de avião. No avião, o ar que passa por cima da asa se move mais rápido do que o ar que passa por debaixo da asa. Com a velocidade do ar, sua pressão diminui. Assim, o ar mais rápido em cima exerce menos pressão na asa do que o ar mais lento na parte de baixo, criando sustentação. Esta é geralmente uma fração de cerca de 70% que passa por cima da asa e 30% que empurra por baixo . Usando o mesmo conceito, como o remo wing se afasta do caiaque, a água que fui sobre a pá do remo wing, faz com que ele avançe na água.
Comprimento do Remo
Como o velho ditado diz: “Você deve alcançar o topo do remo com as pontas dos dedos quando este está verticalmente a sua frente apoiado no chão” ?!
A experiência tem mostrado que isso NÃO é verdade. A regra acima poderá resultar em um remo curto demais para uma pessoa mais baixa, ou comprido demais para uma pessoa alta. Quando Abe Lincoln foi questionado qual o comprimento das pernas de uma pessoa deveria ser, ele respondeu “comprida o suficiente para alcançar no chão!”. Da mesma forma, seu remo deveria ter o comprimento suficiente para alcançar a água.
O comprimento do remo é uma soma de muitos fatores, incluindo:
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Altura da pessoa: uma pessoa alta vai usar um remo um pouco maior que uma pessoa baixa;
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Altura do assento: quanto mais alto seu assento no caiaque, maior o remo terá de ser para alcançar a água;
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Largura barco: quanto mais largo o barco mais longo deveria ser o remo;
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Formato da pá: a pá do remo deve ficar totalmente dentro da água até o limite da junção com o cano. Portanto, o comprimento do cano deve ser consistente. Se usar uma pá maior, consequentemente seu remo será mais comprido;
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Estilo de remada: uma remada mais vertical (onde a empurrada é acima do nível da cabeça e a puxada bem próxima do barco) exigirá um remo mais curto do que uma remada horizontal (empurrada baixa e puxada aberta, longe do barco);
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Preferências pessoais: aqueles que preferem uma remada longa e lenta devem usar um remo mais comprido do que aqueles que preferem movimentos curtos e rápidos.
Sua pá deverá estar abaixo da superfície da água. A tendência natural é não mergulhar totalmente a pá no início da remada, e depois não ir muito fundo no final dela. O comprimento da pá se torna um aliado se usado corretamente – um remo longo ajuda no início da remada, enquanto um remo curto ajuda a ter um saque da pá no final da remada mais rápido e mais limpo. Você pode escolher o comprimento do seu remo (cano) dependendo de qual parte de sua remada você sente que precisa melhorar.
Pela minha experência as sugestões acima funcionam bem para a maioria dos remadores. Seu comprimento dentro da faixa recomendada será determinada pelo seu perfil nos fatores acima. Estes são apenas alguns conselhos. Se as circunstâncias são diferentes, então use o que funciona melhor para você.
Elite Construction
A Epic tem o orgulho de anunciar a fabricação Elite em fibra de carbono!
Esta é a nossa construção mais nova, extremamente leve e rígida. Rigidez é uma característica importante em um surfski, quanto mais rígido o barco é, menos energia se perde com a flexibilidade - o que significa que toda energia aplicada pela sua remada é usada para movimentar o barco para a frente!
A fabricação é com fibra de carbono 3K, núcleo Nomex honeycomb e é ensacado a vácuo e curado a quente para torná-lo incrivelmente leve e forte. O Epic Elite usa gelcoat para dar um acabamento durável e ajuda a proteger contra os raios UV.
Abaixo, você encontra os modelos disponíveis para pedido, juntamente com seus pesos.
V8, V8 Pro - 10,5 kg (23.1 lbs)
V10Sport, V10, V10L, V12, V14 - 10,4 kg (23 lbs)
V11 - 9,4 kg (20,7 lbs)
Comprimento e ajuste da perna
Todos os Epics são ajustáveis para acomodar uma grande variedade de remadores, mas sempre haverá aqueles poucos que se encontram fora da regulagem. Existem muitos fatores que devem ser levados em consideração ao determinar o ajuste de um remador em um barco específico. Nós fornecemos uma estimativa de altura para dar aos nossos clientes uma ideia de quem irá caber no modelo em particular. À medida que você se aproxima do limite baixo ou alto das especificações do comprimento da perna, é importante considerar tudo a seguir para ajudar a determinar se você vai caber:
Em qualquer altura dada, uma pessoa pode ter comprimentos de pernas drasticamente diferentes. ex: Um remador com cintura alta, ou seja, pernas mais longas e tronco mais curto, precisa de mais espaço entre o assento e o finca-pé.
A preferência do remador pela altura do joelho também terá um efeito. ex: Um remador muito alto com pernas longas que prefere uma altura de joelho muito pequena, possivelmente, limitará sua adaptação a certos modelos.
Usar sapatilhas com sola grossa aumentará o comprimento da sua perna. Isso pode ajudar a dar alcance extra para remadores mais baixos.
O remador baixinho pode adaptar um encosto nas costas para se deslocar para frente e alcançar os pés no finca-pé.
A forma como se senta no barco também é um fator determinante, nós nos baseamos em uma postura correta, com as costas ereta. Se caso você se senta mais acomodado e chega a encostar as costas na parte alta do assento, com certeza precisará de mais espaço para as pernas.
À medida que você se aproxima dos extremos (alto ou baixo), recomendamos fazer um teste no barco para saber com certeza se conseguirá um bom apoio das pernas.